Narrativa Fotográfica
Ciclo
A narrativa "Ciclo" foi concebida em 2021, em meio à pandemia, como um processo de catarse terapeutica da sua pópria vivência.
Em 2019, durante estudo do livro "Violência psicológica nas relações conjugais", da Doutora em Psicóloga Clínica Adelma Pimentel, a artista teve consciência do ciclo de violência que viveu em um relacionamento afetivo do passado. Através deste insight, pôde perceber as fragilidades que a levavam de volta à dinâmica de violência e, com o tempo, colocar um fim definitivo na relação.
Com o início da pandemia de covid no Brasil, em 2020, iniciou um longo diálogo com as seguidoras que a acompanhavam em sua página profissional e se identificavam com seus relatos. Seu objetivo inicial era oferecer um espaço seguro para que essas mulheres pudessem desabafar e se sentir acolhidas sem julgamento.
Através destes diálogos e da coleta de dados em um formulário, ela mapeou os principais sentimentos vividos por essas mulheres, com o intuito de ajudá-las a entender seus medos e se refugiar na troca que aquelas conversas possibilitavam.
Durante a construção desta narrativa fotográfica, ela percebeu que sua pesquisa havia começado muitos anos antes.
Em sua trajetória como Retratista de Mulheres, Karen Ramos criava experiências de reconexão com o corpo e autoestima para suas clientes. Durante a entrevista inicial, em um bate papo descontraído no momento em que se conheciam, ouviu dezenas de relatos de mulheres que, conscientes disso ou não, tiveram sua autoestima destroçada por uma figura com quem se relacionou, em uma dinâmica conjugal ou familiar.
Com a proximidade que cultivou com algumas dessas mulheres, pôde observar como suas atitudes mudavam de acordo com a fase do ciclo de abuso que vivenciavam.
Munida de todas essas informações e do seu olhar artístico, gestou e trouxe ao mundo a narrativa Ciclo, que ilustra os sentimentos experimentados pelas mulheres durante cada fase vivenciada.
São as fases:








